AMOR - ALEGRIA - HARMONIA - CALMARIA - DOR - FANTASIA - COMPANHIA - SOLIDÃO - HOBBY - COMPULSÃO.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
"Augusto Gomes Rodrigues...
mais conhecido como Mestre Verequete, nasceu na localidade de Careca, próximo à Vila de Quatipuru, em Bragança, no dia 26 de agosto de 1916. Aos três anos, após perder a mãe, mudou-se com o pai para Ourém, onde iniciou sua trajetória artística, no terreiro da negra “Piticó”.
Aos 12 anos, mudou-se sozinho para Capanema, onde foi foguista quando trabalhou na Base Aérea, depois veio para Belém, e ganhou o famoso apelido.
Cantor e compositor de carimbós, Verequete foi um dos primeiros divulgadores do ritmo nos subúrbios de Belém. Organizou o conjunto “O Uirapuru”, em Icoaraci, e gravou seu primeiro disco em 1970, reunindo uma série de temas de carimbó."
Engraçado isso, porque justamente hoje eu estava lendo sobre ele, meu domingo foi tão cheio de carimbó, que ainda sinto o som do curimbó, acho que é uma das coisas mais magníficas que tem aqui na minha terrinha querida e agradeço sempre por viver aqui, apesar dos apesares, me orgulho muito de tudo isso e faço questão de sempre expressar.
Eu sempre quis tirar uma foto com ele, mas nunca deu e isso é um bom sinal, pois o carinho que nós sentimos por ele é enorme, e sei que com certeza será reconhecido eternamente.
É uma forma de dizer que para a pessoa viver a vida e ser reconhecida pelo o que faz, não precisa de dinheiro, mas sim de uma alma simples e pura, o melhor enjoa demais, todos querem, o imperfeito dá medo e inveja, pois só quem realmente gosta vai atrás. Tenho ainda a coleção de LP dele – sem contar os CDs – sempre me encantei e um dia vou fazer questão de ensinar a como valorizar e preservar o que mais temos de valioso em um meio.
Inesquecivelmente ele será e com certeza, pelo menos pra mim que respira o carimbó.
To triste sim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário